Sim, existe mais do que só tráfego orgânico e pago! Conheça: tráfego de referência, direto e social.
- Claudiney Ribeiro
- 31 de ago. de 2021
- 4 min de leitura

Se você trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital, é essencial que você
saiba, entenda e use o tráfego a seu favor.
Mas o que exatamente é tráfego?
Já falei um pouco sobre tráfego em outros posts, mas resumindo, tráfego é qualquer
tipo de interação que o público tem com o seu conteúdo, independente da plataforma.
O que difere os tipos de tráfego é de onde e como o público vem. É importante
ressaltar que o tráfego é o ponto de partida para qualquer tipo de conversão em seu
site, blog, canal do Youtube, entre outros.
Existem, principalmente, 5 tipos de tráfego hoje em dia: orgânico, pago, de referência,
direto e social.
Pronto para uma dose boa de conhecimento? Vamos lá!
Tráfego orgânico
O primeiro, e um dos mais conhecidos, é o tráfego orgânico. Muito utilizado por quem
desenvolve estratégias de conteúdo de relevância e trabalhos de SEO. Nesse caso, o
público se interessa pelo conteúdo e, organicamente, ou seja, sem nenhum tipo de
anúncio, acompanha sua marca.
Essa estratégia consiste em criar conteúdos relevantes para o público-alvo traçado,
dessa forma os usuários te encontram através do seu conteúdo.
Quando alguém procura algo relacionado a sua área de atuação, e encontra o seu
conteúdo e a sua marca, essa pessoa acaba engajando com você de maneira
consideravelmente constante, diferente de alguns outros tipos de tráfego.
Essa é uma das formas mais eficientes de manter os leads e, em algum momento
converter em vendas, até porque, uma vez que você se torna referência, as pessoas
lembram de você quando precisam de algo do seu segmento.
Tráfego Pago
O tráfego pago é aquele que utilizamos para trazer engajamento, cliques e outros tipos
de conversão, e é feito através de campanhas de links patrocinados online. Ou seja,
seus visitantes chegam até você – no seu site, canal do Youtube, Instagram,
Facebook, entre outros – a partir de campanhas de ADS, que circulam somente online.
É, basicamente, pagar para que a plataforma que você deseja veicular seu anúncio dê
mais relevância ao seu post para usuários que possuem interesses em comum com o
conteúdo publicado. Essas pessoas, em tese, têm o perfil da persona traçada pela
marca, ou seja, são clientes em potencial e o intuito de dar preferência a elas é
aumentar a taxa de conversão.
Mas o tráfego pago traz resultado?
Com certeza! Essa é uma das estratégias que, quando feita da maneira correta, traz
muito resultado. Mas não posso deixar de citar que, quando alinhado com o tráfego
orgânico, aumenta mais ainda a taxa de conversão e engajamento com a marca.
“Ah, mas eu sempre patrocino posts no instagram e não tenho um bom resultado”
Bom, nesse caso, o que pode estar acontecendo é uma má segmentação da
campanha. Pode ser que seu público não esteja traçado da maneira correta, ou a
linguagem não conversa com quem compraria o seu produto. Enfim, podem ser muitos
motivos. Também é importante ressaltar que o tráfego pago pode precisar de alguns
testes antes de realmente dar um resultado significativo, assim como o orgânico.
Tráfego de referência
Um dos menos conhecidos, porém muito eficientes, tipos de tráfego. O tráfego de
referência consiste em um grupo de pessoas que te conhecem e têm acesso ao seu
conteúdo através de indicação.
Como assim?
Vamos supor que você tem um bar e um desses sites de “guia” acabam te citando e
linkando uma de suas páginas no post blog dele. O que acontece? O tráfego desse
site será direcionado ao seu.
Essa estratégia é muito vantajosa pois, além do engajamento à marca, também traz
autoridade. E uma coisa é fato: tudo o que é indicado por alguém relevante e com voz
ativa na área tem mais credibilidade do que a própria marca falando.
Tráfego direto
Nesse caso, o grupo de pessoas que compõem esse tipo de tráfego são aqueles que
você até você diretamente. Ou seja, acessam o seu conteúdo por já conhecerem sua
marca sem nenhuma influência de anúncios ou tráfego orgânico.
Normalmente, esse usuário que faz parte do tráfego direto, já é um lead quente, ou
seja, mais provável de converter em vendas.
É o tipo de tráfego que mostra a força e a relevância que a marca, pessoa ou projeto
tem no mercado. Porém, para ter esse tipo de tráfego, é preciso criar autoridade e
consolidar a marca, se tornando de fato uma referência, e para isso é necessário
utilizar outras estratégias.
Tráfego social
O tráfego social nada mais é do que todo o tráfego que vem das redes sociais –
Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outros.
Utilizar as redes sociais para atrair e nutrir leads é, de fato, muito eficaz, afinal, é lá
onde a maior parte dos usuários, e possíveis consumidores, estão localizados.
Entretanto, são plataformas voltadas para o entretenimento, então não é um lugar
onde as pessoas dão tanta relevância às propagandas convencionais.
Por esse e outros motivos que o conteúdo deve ser de fato atraente. Até porque é
muito mais “fácil” viralizar com um meme do que com uma propaganda, não é
mesmo?
Ok, mas é impossível uma marca ter bons resultados com tráfego social?
CLARO que não! Basta saber e entender seu público, assim você produz um conteúdo
mais personalizado e, consequentemente, aumenta sua taxa de conversão.
Agora você sabe um pouco sobre cada um dos principais tipos de tráfego do mercado
digital. Esse conteúdo foi relevante para você? Tem alguma dúvida ou observação?
Comente aqui!
Um abraço e até a próxima!
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