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Sim, existe mais do que só tráfego orgânico e pago! Conheça: tráfego de referência, direto e social.

  • Foto do escritor: Claudiney Ribeiro
    Claudiney Ribeiro
  • 31 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura


Se você trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital, é essencial que você

saiba, entenda e use o tráfego a seu favor.

Mas o que exatamente é tráfego?

Já falei um pouco sobre tráfego em outros posts, mas resumindo, tráfego é qualquer

tipo de interação que o público tem com o seu conteúdo, independente da plataforma.

O que difere os tipos de tráfego é de onde e como o público vem. É importante

ressaltar que o tráfego é o ponto de partida para qualquer tipo de conversão em seu

site, blog, canal do Youtube, entre outros.

Existem, principalmente, 5 tipos de tráfego hoje em dia: orgânico, pago, de referência,

direto e social.


Pronto para uma dose boa de conhecimento? Vamos lá!


Tráfego orgânico

O primeiro, e um dos mais conhecidos, é o tráfego orgânico. Muito utilizado por quem

desenvolve estratégias de conteúdo de relevância e trabalhos de SEO. Nesse caso, o

público se interessa pelo conteúdo e, organicamente, ou seja, sem nenhum tipo de

anúncio, acompanha sua marca.

Essa estratégia consiste em criar conteúdos relevantes para o público-alvo traçado,

dessa forma os usuários te encontram através do seu conteúdo.


Quando alguém procura algo relacionado a sua área de atuação, e encontra o seu

conteúdo e a sua marca, essa pessoa acaba engajando com você de maneira

consideravelmente constante, diferente de alguns outros tipos de tráfego.

Essa é uma das formas mais eficientes de manter os leads e, em algum momento

converter em vendas, até porque, uma vez que você se torna referência, as pessoas

lembram de você quando precisam de algo do seu segmento.


Tráfego Pago

O tráfego pago é aquele que utilizamos para trazer engajamento, cliques e outros tipos

de conversão, e é feito através de campanhas de links patrocinados online. Ou seja,

seus visitantes chegam até você – no seu site, canal do Youtube, Instagram,

Facebook, entre outros – a partir de campanhas de ADS, que circulam somente online.

É, basicamente, pagar para que a plataforma que você deseja veicular seu anúncio

mais relevância ao seu post para usuários que possuem interesses em comum com o

conteúdo publicado. Essas pessoas, em tese, têm o perfil da persona traçada pela

marca, ou seja, são clientes em potencial e o intuito de dar preferência a elas é

aumentar a taxa de conversão.


Mas o tráfego pago traz resultado?

Com certeza! Essa é uma das estratégias que, quando feita da maneira correta, traz

muito resultado. Mas não posso deixar de citar que, quando alinhado com o tráfego

orgânico, aumenta mais ainda a taxa de conversão e engajamento com a marca.

“Ah, mas eu sempre patrocino posts no instagram e não tenho um bom resultado”

Bom, nesse caso, o que pode estar acontecendo é uma má segmentação da

campanha. Pode ser que seu público não esteja traçado da maneira correta, ou a

linguagem não conversa com quem compraria o seu produto. Enfim, podem ser muitos

motivos. Também é importante ressaltar que o tráfego pago pode precisar de alguns

testes antes de realmente dar um resultado significativo, assim como o orgânico.


Tráfego de referência

Um dos menos conhecidos, porém muito eficientes, tipos de tráfego. O tráfego de

referência consiste em um grupo de pessoas que te conhecem e têm acesso ao seu

conteúdo através de indicação.

Como assim?

Vamos supor que você tem um bar e um desses sites de “guia” acabam te citando e

linkando uma de suas páginas no post blog dele. O que acontece? O tráfego desse

site será direcionado ao seu.

Essa estratégia é muito vantajosa pois, além do engajamento à marca, também traz

autoridade. E uma coisa é fato: tudo o que é indicado por alguém relevante e com voz

ativa na área tem mais credibilidade do que a própria marca falando.


Tráfego direto

Nesse caso, o grupo de pessoas que compõem esse tipo de tráfego são aqueles que

você até você diretamente. Ou seja, acessam o seu conteúdo por já conhecerem sua

marca sem nenhuma influência de anúncios ou tráfego orgânico.

Normalmente, esse usuário que faz parte do tráfego direto, já é um lead quente, ou

seja, mais provável de converter em vendas.

É o tipo de tráfego que mostra a força e a relevância que a marca, pessoa ou projeto

tem no mercado. Porém, para ter esse tipo de tráfego, é preciso criar autoridade e

consolidar a marca, se tornando de fato uma referência, e para isso é necessário

utilizar outras estratégias.


Tráfego social

O tráfego social nada mais é do que todo o tráfego que vem das redes sociais

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outros.

Utilizar as redes sociais para atrair e nutrir leads é, de fato, muito eficaz, afinal, é lá

onde a maior parte dos usuários, e possíveis consumidores, estão localizados.

Entretanto, são plataformas voltadas para o entretenimento, então não é um lugar

onde as pessoas dão tanta relevância às propagandas convencionais.


Por esse e outros motivos que o conteúdo deve ser de fato atraente. Até porque é

muito mais “fácil” viralizar com um meme do que com uma propaganda, não é

mesmo?

Ok, mas é impossível uma marca ter bons resultados com tráfego social?

CLARO que não! Basta saber e entender seu público, assim você produz um conteúdo

mais personalizado e, consequentemente, aumenta sua taxa de conversão.


Agora você sabe um pouco sobre cada um dos principais tipos de tráfego do mercado

digital. Esse conteúdo foi relevante para você? Tem alguma dúvida ou observação?

Comente aqui!


Um abraço e até a próxima!

 
 
 

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