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A privacidade dos seus cliente vale mais que o seu engajamento!

  • Foto do escritor: Mariane Evangelista
    Mariane Evangelista
  • 17 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Aprimorar a privacidade online representa uma das medidas mais cruciais que os profissionais de marketing devem e precisam adotar para seguir a preferência dos consumidores e evitar que quase metade deles migre para outras marcas. Na era da informação, dados valem ouro e é preciso ter esse cuidado dobrado com seus clientes.


Uma pesquisa conduzida pelo Google em parceria com a Ipsos revelou que 49% dos entrevistados estariam abertos a trocar a sua marca favorita pela segunda opção caso esta oferecesse uma experiência de privacidade superior.


Realizado com a participação de 16 mil indivíduos no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, o estudo também demonstrou que uma experiência negativa em relação à privacidade pode prejudicar a confiança e a preferência por determinado produto ou marca. Essas descobertas enfatizam a importância de fornecer aos clientes uma sensação de controle sobre seus dados pessoais e ressaltam a importância de oferecer experiências de privacidade positivas.



Diante desses dados, auxiliar seus clientes a sentirem que estão no comando é necessário. Para os consumidores, ter uma percepção de que estão no controle vai além de apenas ter o controle. Ferramentas de alteração de privacidade que permitem como influenciado por cookies e cancelar a inscrição em e-mails de marketing podem auxiliar as pessoas a controlar suas informações. No entanto, isso por si só não é suficiente quando se considera a necessidade de fornecer aos clientes a sensação de controle que eles buscam para confiar em uma marca. Eles também desejam saber quando e por que seus dados estão sendo compartilhados, além de compreender os benefícios que obtiveram ao fazê-lo.


Um estudo de privacidade conduzido pela equipe do Google em 2021 fornece insights valiosos sobre como fomentar a sensação de controle. Essa pesquisa envolveu entrevistas com 7 mil indivíduos em 5 países europeus e revelou que os consumidores esperam que as interações relacionadas à privacidade incluem três elementos essenciais:


Em primeiro lugar: Benefícios, onde as pessoas desejam compreender quais benefícios obtêm ao compartilhar seus dados. Em segundo lugar: Lembretes, os consumidores gostariam de receber lembretes sobre quais informações foram compartilhadas e em qual momento isso ocorreu e em último lugar a questão de controle, os clientes anseiam por ferramentas que lhes permitam gerenciar sua privacidade de forma efetiva.


Mas como incrementar isso no marketing da sua empresa de forma efetiva?


Com o objetivo de compreender como esses resultados podem ser aplicados no mundo real, há diversas práticas de privacidade de dados para que profissionais de marketing possam implementar e criar interações que ofereçam os três elementos essenciais aos seus usuários.



E aqui estão as três mais eficazes: questionar como e com qual frequência as pessoas desejam ser lembradas das configurações de privacidade, solicitar o consentimento dos usuários para personalizar a experiência no site e oferecer garantias adicionais ao realizar essa personalização.


Com base nos insights mencionados anteriormente, os profissionais de marketing têm a oportunidade de fornecer experiências de privacidade positivas, que oferecem benefícios, lembretes e controle. Essa abordagem beneficia a todos os envolvidos. Quando os clientes sentem que estão no controle, a sua confiança com a marca aumenta e a preferência por marcas que respeitam isso também, além de gerar para empresa uma maior eficácia em suas publicidades nas redes, já que um público engajado e seguro vale ouro!


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