Quem são os gamers de hoje e por que são alvo do marketing digital?
- Claudiney Ribeiro
- 19 de out. de 2021
- 2 min de leitura

No livro Marketing 4.0, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, eles
abordam sobre a constante transformação do marketing e as estratégias que mais têm
atraído investidores, ou seja, o Marketing digital! Ele é o responsável por oferecer
interações on-line e off-line entre empresas e clientes.
Gamificação e os eSportes, são o que empresas vêm utilizando para interagir com a
mecânica de jogos em diversas áreas, como negócios, saúde, educação, vida social e no
marketing para divulgar marcas, produtos e serviços.
A ideia por trás desse conceito é manter o usuário entretido e focado em um determinado
assunto, potencializando o seu engajamento. Na prática isso acontece oferecendo prêmios,
recompensas e placares que ajudem a reforçar um comportamento positivo do usuário,
oferecendo a sensação de conquista. (No post anterior aqui mesmo em nosso blog você
encontra mais sobre a relação de marketing/gamer/monetização)
Segundo a PGB 2021, 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. Você
imaginava? 😀 Elas estão cada vez mais empoderadas, e quando o assunto é #gamer,
também mandam muuuuito bem.
Embora a maioria do público feminino e masculino esteja concentrado na faixa etária de 25
a 34 anos (34,8%), e a segunda maior representatividade esteja entre 16 e 24 anos
(31,5%), existe uma grande parcela (27,2%) desse público na faixa de 35 até 54 anos.
Públicos variados com potenciais diferentes, e com isso novas estratégias surgem para
conquistar todas as idades.
Essa estratégia se popularizou rapidamente, e as empresas começaram a investir cada vez
mais na publicidade in-game e na inteligência artificial aplicada aos negócios. Dessa forma,
vem atraindo o público a partir de uma perspectiva diferenciada, lúdica e dinâmica,
proporcionando experiências interativas que imitam os jogos de videogames.
Uma vez que os jovens são consumidores naturais de produtos e tecnologias, assim como
bons indicadores de tendências, por isso são um alvo a conquistar desde cedo. As
mulheres são as gerentes de compra do lar, e percorrem toda a jornada do usuário até
chegar ao clique final confirmando o pagamento. E também existem os chamados
“netizens” (cidadãos da internet), que são verdadeiros conectores sociais, desempenhando
um papel crítico e altamente capaz de influenciar suas redes, sendo ótimos contribuintes
para criação de conteúdo.
Um ponto forte e em comum entre esses três grupos: eles são empoderados pelas
ferramentas digitais! Na mesma sociedade em que antes os mesmos eram marginalizados,
no on-line eles são donos das suas opiniões, e tem ferramentas ao seu favor para
influenciar multidões.
Vivemos em uma sociedade altamente conectada, graças ao processo acelerado de
transformação digital, e os videogames deixaram de ser uma exclusividade de um nicho
muito específico da população. Hoje, são extremamente populares e por isso, o Game
Marketing e eSportes, podem ser uma excelente estratégia para divulgação e popularização da sua marca.
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