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Quem são os gamers de hoje e por que são alvo do marketing digital?

  • Foto do escritor: Claudiney Ribeiro
    Claudiney Ribeiro
  • 19 de out. de 2021
  • 2 min de leitura



No livro Marketing 4.0, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, eles

abordam sobre a constante transformação do marketing e as estratégias que mais têm

atraído investidores, ou seja, o Marketing digital! Ele é o responsável por oferecer

interações on-line e off-line entre empresas e clientes.

Gamificação e os eSportes, são o que empresas vêm utilizando para interagir com a

mecânica de jogos em diversas áreas, como negócios, saúde, educação, vida social e no

marketing para divulgar marcas, produtos e serviços.

A ideia por trás desse conceito é manter o usuário entretido e focado em um determinado

assunto, potencializando o seu engajamento. Na prática isso acontece oferecendo prêmios,

recompensas e placares que ajudem a reforçar um comportamento positivo do usuário,

oferecendo a sensação de conquista. (No post anterior aqui mesmo em nosso blog você

encontra mais sobre a relação de marketing/gamer/monetização)

Segundo a PGB 2021, 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. Você

imaginava? 😀 Elas estão cada vez mais empoderadas, e quando o assunto é #gamer,

também mandam muuuuito bem.

Embora a maioria do público feminino e masculino esteja concentrado na faixa etária de 25

a 34 anos (34,8%), e a segunda maior representatividade esteja entre 16 e 24 anos

(31,5%), existe uma grande parcela (27,2%) desse público na faixa de 35 até 54 anos.

Públicos variados com potenciais diferentes, e com isso novas estratégias surgem para

conquistar todas as idades.

Essa estratégia se popularizou rapidamente, e as empresas começaram a investir cada vez

mais na publicidade in-game e na inteligência artificial aplicada aos negócios. Dessa forma,

vem atraindo o público a partir de uma perspectiva diferenciada, lúdica e dinâmica,

proporcionando experiências interativas que imitam os jogos de videogames.

Uma vez que os jovens são consumidores naturais de produtos e tecnologias, assim como

bons indicadores de tendências, por isso são um alvo a conquistar desde cedo. As

mulheres são as gerentes de compra do lar, e percorrem toda a jornada do usuário até

chegar ao clique final confirmando o pagamento. E também existem os chamados

netizens” (cidadãos da internet), que são verdadeiros conectores sociais, desempenhando

um papel crítico e altamente capaz de influenciar suas redes, sendo ótimos contribuintes

para criação de conteúdo.

Um ponto forte e em comum entre esses três grupos: eles são empoderados pelas

ferramentas digitais! Na mesma sociedade em que antes os mesmos eram marginalizados,

no on-line eles são donos das suas opiniões, e tem ferramentas ao seu favor para

influenciar multidões.

Vivemos em uma sociedade altamente conectada, graças ao processo acelerado de

transformação digital, e os videogames deixaram de ser uma exclusividade de um nicho

muito específico da população. Hoje, são extremamente populares e por isso, o Game

Marketing e eSportes, podem ser uma excelente estratégia para divulgação e popularização da sua marca.

 
 
 

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