Podcasts vão dominar o mundo?
- Mariane Evangelista
- 4 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
E a resposta é sim! Isso mesmo que você ouviu, eles são as estrelas do momento e hoje vamos te mostrar como o modelo podcast funciona, o seu poder no cotidiano das pessoas e como ele se tornou uma ferramenta de comunicação poderosa no mundo dos negócios!
Os Podcasts surgiram no inicio dos anos 2000! Em nossas terras, o primeiro podcast nacional foi publicado no dia 21 de outubro de 2004, o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros. Atualmente mais de 30 milhões de brasileiros escutam algum podcast! Na plataforma Spotify os números contabilizam mais de 72 milhões de assinantes pagantes e 381 milhões de usuários ativos mensalmente tornando assim os podcasts brasileiros os mais ouvidos do mundo!
Esse formato virou uma mão na roda na vida das pessoas! Com a correria do dia a dia, as escalas de serviço e o pouco tempo para lazer fica difícil consumir conteúdo. Simplesmente não dá, quanto mais acelerada e movimentada está as nossas vidas menos tempo temos!
E o podcast ganhou força nisso! Ele veio para ajudar a aproveitar esse raro tempo disponível que nos sobra! De maneira muito simples e prática basta apenas dar um play e ouvir o seu conteúdo preferido, pode ser no: carro, no ônibus, na academia, na hora das tarefas domésticas, passeando com o seu animal de estimação e em qualquer lugar!
Com a terrível pandemia do covid-19 vários lugares do mundo, por medidas de segurança adotaram o modelo de quarentena e muitas pessoas começaram a se interessar mais por esses programas semanais! Isso só reforçou a presença dos podcasts!
Mas como ele funciona e como grandes empresas podem usufruí-los?
Bom , você pode encontrar podcasts em diversas plataformas digitais, e existem de vários nichos! Limite de criatividade por aqui, não tem! Podem ter de duração de 30min, 15min ou até mesmo 2horas! Isso depende muito do conteúdo, se é um podcast de dicas, de notícias ou de uma entrevista com uma celebridade famosa. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar um conteúdo relevante e entretenimento para o ouvinte de maneira mais eficiente!
Antes, só era possível ouvir um podcast acessando o site dos criadores para dar o play ou baixar para ouvir no computador de forma totalmente manual. Mas esse nada prático de se escutar um podcast! Isso aconteceu até 2004, quando Adam Curry criou uma forma automática para esse conteúdo chegar até os programas de podcasts: os agregadores de podcast. Facilitou nossa vida demais né? Muito obrigada Adam!
Bom, sabemos que podcast é uma ferramenta poderosa e é agora que entra a parte das grandes empresas! Com o formato mais prático, o podcast também traz uma proximidade com o ouvinte. Você que costuma consumir podcast sabe que na maioria das vezes a abordagem é mais como um bate-papo, uma conversa que você sente estar próximo dos apresentadores e isso que as grandes empresas querem!
As empresas perceberam que os Podcasts são interessantes para suas marcas e viram neles uma possibilidade imersiva de se relacionar com seus ouvintes, gerando informação e identificação. Estando ainda mais próximo do seu público! O Banco Bradesco já embarcou nessa, ele é um dos patrocinadores do projeto “Histórias de ninar para garotas rebeldes”, Podcast baseado no best-seller que conta a trajetória de 100 mulheres que realizaram feitos extraordinários. Seus episódios contam 15 a 30 min de duração!
É, eles estão realmente dominando o mundo! Ficou envolvido? Saiba que nós da Koulu MKT cuidamos de tudo, desde suas redes sociais, até a criação do seu canal de podcast no Spotify! Isso mesmo, criamos o seu podcast do ZERO!
Entre em contato agora mesmo e faça o orçamento do seu próprio podcast! @casuloapresentacoes e @amazonascap são marcas que já confiam em nosso trabalho!
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital fique sempre ligado no blog da Koulu MKT e nas nossas redes sociais @koulumkt!
Até a próxima :)
Comments