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Três passos fundamentais para firmar uma relação forte com seu público!

  • Foto do escritor: Mariane Evangelista
    Mariane Evangelista
  • 17 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualmente, a internet e as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e um fato é: a presença das marcas nesses canais tornou-se imprescindível. Com o avanço da digitalização, o comportamento do consumidor também evoluiu, criando uma nova dinâmica na forma como as empresas se relacionam com seu público-alvo. Nesse cenário, estar presente nas redes digitais vai muito além de meramente ter uma presença básica online. Trata-se de ter uma estratégia crucial para alcançar e engajar o público de forma mais efetiva, construindo relacionamentos duradouros e impulsionando o crescimento dos negócios.


E pensando nisso, vamos explorar e explicar para você a importância da presença das marcas nas redes digitais, discutindo os motivos pelos quais essa presença é vital nos dias de hoje e claro, te dar passos fundamentais para que sua marca cresça nesses espaços. Desde a ampliação do alcance e visibilidade até a oportunidade de interação direta com os consumidores, vamos juntos descobrir como as redes digitais se tornaram uma plataforma poderosa para impulsionar o sucesso das empresas.


CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!


Uma pesquisa conduzida com consumidores no Brasil revelou que 42% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a alterar suas escolhas com base nos resultados das pesquisas. Essas pessoas utilizam a internet para encontrar marcas que atendam às suas necessidades, produtos ou serviços de fácil acesso. Elas levam em consideração a rapidez na entrega e preferem fornecedores disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Em outras palavras, são consumidores altamente conectados, proativos e impacientes.



Essa mudança de perfil pode ser atribuída por conta do avanço da digitalização no país. 70% dos brasileiros afirmam utilizar o Google mais frequentemente do que antes da pandemia. Além disso, estima-se que o faturamento do comércio eletrônico cresça 42% até 2027.


85% dos brasileiros afirmam fazer escolhas de compra de forma mais intencional, enquanto 72% pesquisam online antes de realizar uma compra, seja ela online ou offline e 70% utilizam a internet para buscar produtos ou serviços diferenciados que se adequem às suas preferências.


Como podemos ver essas mudanças estão provocando uma transformação significativa na forma como as pessoas se relacionam com as compras, marcas e produtos. O desafio para as empresas agora é se fazerem presentes no momento certo e transmitirem as mensagens adequadas. A resposta para isso está na adoção da transformação digital!


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: A BOLA DA VEZ!


Estudos demonstram que a maturidade digital gera resultados expressivos. Segundo o índice de maturidade digital do Google, chamado gMaturity, 63% das empresas brasileiras avaliadas podem ser consideradas "conectadas", enquanto apenas 3% estão no estágio mais avançado da escala, conhecido como "multimomento".




E para compreendermos melhor, vamos te dar 3 conceitos fundamentais para iniciar essa transformação digital em sua empresa: Serão os conceitos de mensuração, automação e acesso. Confira abaixo:


1 - Analytics: É a mensuração dos diferentes pontos de contato com o consumidor e é essencial para atribuir corretamente o impacto ao negócio. Para realizar uma mensuração eficaz e respeitar a privacidade dos clientes, é importante investir em diversas tecnologias e estratégias, visando obter resultados duradouros e compreender plenamente os seus dados digitais. Além disso, a empresa deve ter agilidade para experimentar e se adaptar às mudanças!


Um passo importante nessa etapa é reduzir a dependência de cookies e buscar captar e utilizar dados primários para alcançar os clientes existentes e potenciais interessados na marca. Soluções baseadas em Inteligência Artificial, como o Google Analytics 4, permitem a mensuração em várias plataformas e canais, aproveitando o aprendizado de máquina para potencializar os resultados.


É crucial medir os diversos pontos de interação com o cliente a fim de determinar com precisão o impacto no negócio. Além disso, para lidar com as mudanças constantes, a empresa deve ter agilidade para experimentar e se adaptar e nesses casos contratar uma agência especializada para essa parte faz toda diferença.


2 - Automação: Agora é a vez do Chat GPT não é mesmo? A utilização da Inteligência Artificial possibilita uma otimização das operações de marketing, gerando crescimento com maior eficiência. À medida que uma empresa se torna mais madura, ela adota mais automação em suas estratégias. No final desse processo, espera-se ter dados mais integrados e ativados em diferentes canais, visando alcançar jornadas dinâmicas direcionadas aos objetivos do seu negócio.


3 - Acesso: Para implementar todas essas estratégias, é necessário que sua marca encontre e adquira de forma eficiente os recursos necessários para alcançar o consumidor e entregar a mensagem mais relevante. Existem diversas soluções que podem auxiliar na otimização do desempenho e na gestão, como o Display e Vídeo 360, que auxilia as equipes na execução de campanhas de publicidade digital. Além disso, a solução Campaign Manager 360 otimiza o desempenho da mídia e dos elementos criativos em todas as campanhas digitais. Por fim, o Search Ads 360 fornece dados em tempo real e insights unificados das campanhas realizadas na rede de pesquisa.


A transformação digital representa um desafio significativo para as empresas, e quanto mais tardam em iniciar essa jornada, mais difícil se torna. Trata-se de um processo que ocorre em etapas, sendo que cada passo possui um valor intrínseco, pois proporciona aprendizados importantes.


Em um momento em que os consumidores estão mais deliberados em suas escolhas, aqueles que estiverem prontos para atendê-los ao longo de toda a jornada de compra sairão na frente. Isso só é possível por meio de uma presença digital madura, capaz de oferecer uma experiência de compra completa e satisfatória.


Portanto, estar preparado para atender às demandas dos consumidores e possuir uma presença digital sólida é fundamental para se destacar no mercado atual. Para mais conteúdo de growth marketing e suas tendências, nos siga também em nossa rede social @koulu_growth_marketing :)


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