Confira as três principais tendências que vão bombar no ano de 2023!
- Mariane Evangelista
- 12 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Antes de dizermos adeus a 2022, especialistas e profissionais das mais diversas áreas da tecnologia e marketing estudaram e ampliaram os seus olhares para o futuro e fizeram previsões do que 2023 teriam a nos oferecer. Pesquisas que começaram no segundo semestre e até mesmo no final do ano, com certeza o ano de 2022 nós surpreendeu positivamente com todo seu crescimento e novidades na área digital.
Para nós da Koulu Mkt o boom dos influenciadores nas redes sociais e em campanhas publicitárias e o crescimento dos infoprodutos nos surpreenderam demais e rendeu até um post em nosso feed no nosso instagram @koulumkt em nossa retrospectiva.
Mas parando de olhar para o passado e olhando para o futuro, separamos aqui 3 possíveis tendências e tecnologias que irão bombar nesse ano de 2023:
1 - O upgrade na Inteligência Artificial:

Em 2022 a IA ganhou destaque e atualizações no mundo da tecnologia e em 2023 não será diferente. Querendo ou não, a inteligência artificial se tornou parte do cotidiano na maioria das pessoas. Um ótimo exemplo seria a Alexia controlando estabelecimentos e casas seja no suporte no fechamento de cortinas da sala de estar ou na escolha de uma playlist.
Por isso a tendência em 2023 prevê que a IA ganhe ainda mais espaço e atualizações principalmente na hora de realizar compras online ou solicitar entregas que prometem ser mais autônomas e práticas facilitando ainda mais a vida dos consumidores.
Vale destacar que marcas como Amazon e Starbucks já adotam lojas físicas comandadas e automatizadas somente com a inteligência artificial sem o atendimento humano então para nós da Koulu mais marcas também adotaram essa praticidade em 2023.
2 - Metaverso vêm aí e (é verdade esse bilhete):

O queridinho e a aposta de Mark Zuckerberg, o Metaverso é uma nova tecnologia que prometeu em 2022, mas já vinha ganhando espaço anos atrás com esse universo novo onde o usuário cria o seu próprio avatar digital e pode navegar e “viver” nesse novo universo digital. Até nós da Koulu destrinchamos bastante sobre o assunto, mas o que se comenta é que nesse ano de 2023 ele ganhará a sua devida força.
Segundo a Forbes TECH em seu artigo digital “10 principais tendências tecnológicas para 2023” especialistas dizem que a Microsoft já está na corrida desenvolvendo plataformas de Metaverso para colaboração em projetos digitais. A previsão também aponta que o Metaverso adicionará US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030, e 2023 será o ano que definirá a direção do Metaverso para a próxima década.
Para nós, temos a certeza que essa tecnologia vai ter o seu devido lugar principalmente nas redes sociais e um exemplo disso foi à conta oficial do Instagram do Rei do Futebol Pelé continuar ativa com um avatar digital do jogador mesmo após o falecimento do rei em 29 de dezembro de 2022.
3 - Precisamos falar sobre o Marketing Verde:

Se há avanços nas tecnologias tem que haver avanços sustentáveis em conjunto, não é mesmo? O marketing verde ganhará evidencia mais que merecida e necessária nesse ano de 2023. Com o avanço da emissão de carbono que afeta significantemente o meio ambiente, grandes empresas já estão apostando em redes de energias de queima limpa como hidrogênio verde garantindo e contribuindo diretamente o meio ambiente e com a sociedade.
E no ano de 2023 essa é a previsão mais importante em nosso ranking e se seu negócio não se atenta a responsabilidade social e ambiental repense, o objetivo é progredir e não retroceder. E para atrelar seus projetos nessas causas e contribuir diretamente com o marketing verde basta rever as suas práticas e atitudes corporativas como se sua empresa tem políticas ambientais nos ambiente de trabalho, se os instrumentos de trabalho como computadores e outros produtos eletrônicos estão em bom estado e se entre as políticas da empresa as sociais estão sendo compridas!
Menção honrosa também para as novidades que ainda não sabemos e que podem nos surpreender ainda mais nesse novo ano de 2023. Queremos novas tecnologias, a visibilidade devida para aquelas que já fazem parte do nosso ano e mais progresso!
Gostou desse artigo? Comenta aqui embaixo e siga a nossa rede @koulumkt para não perder nada sobre o universo do marketing digital!
Até o próximo texto :)
Comentários