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28 Termos que você precisa saber se deseja entrar para o mundo do marketing digital

  • 31 de ago. de 2021
  • 6 min de leitura


O marketing digital é basicamente um mundo à parte, com uma linguagem diferente e

que nem todo mundo entende. E se você está entrando agora no meio, muito

provavelmente se depara com termos que você não faz ideia do que significa.

Estou errado?

Isso acontece em quase toda área do mercado de trabalho, mas cá entre nós,

marketeiros no geral usam e abusam dos termos diferentes, né?

E para você que caiu de paraquedas no marketing e ainda fica meio perdido com essa

linguagem que usamos, depois desse post vai ser o eu mapa do tesouro para

entender tudinho que a gente falar por aqui.


Separei os 28 termos mais utilizados no marketing digital especialmente para você que

caiu de paraquedas no marketing e ainda fica meio perdido com essa linguagem que

usamos.

Bora lá!


1. Funil de Vendas

O funil de vendas é tipo um “medidor”, é com base nele que você sabe se seu lead

está quente, morno ou frio. É baseado nisso que sabemos qual estratégia utilizar e

como tratá-los para que eles se tornem clientes.

Nesse caso, seu lead pode estar em alguma das 3 etapas existentes no funil:

Topo, meio e fundo.

É importante ter consciência disso para que seu conteúdo seja pensado e

produzido da maneira certa para cada uma das etapas.


2. Lead

Lead é qualquer pessoa que possa vir a ser seu cliente em algum momento.

O objetivo é fazer com que esses leads se tornem clientes, por isso devem ser

nutridos de acordo com a etapa do funil que eles estiverem.

Levamos em consideração o momento de compra e o processo de decisão desses

clientes em potencial, assim conseguimos falar diretamente com cada um deles e

desenvolver uma estratégia muito mais personalizada, com maiores chances de

resultados positivos.


3. CTA

O “Call-to-Action”, ou chamada à ação, tem como objetivo convidar a pessoa que

visualiza seu conteúdo online para passar para um outro nível de interação. Essa

ação pode ser visitar um site, se cadastrar para ganhar algum produto gratuito (e-

book, webinar etc.), ou qualquer outra interação do tipo.


Ele deve ser chamativo, relevante e persuasivo, assim fica muito mais fácil de

convencer aquele lead de que vale a pena tomar a ação. Essa é uma das formas

de esquentar seu lead cada vez mais.


4. Persona

Persona é o seu cliente ideal, uma personalidade traçada para ter todas as

características que um cliente que a sua marca idealiza deveria ter.

A ideia é criar essas personas para definir o tom de linguagem e formatos a serem

utilizados nos meios de comunicação da empresa. Dessa forma, sua comunicação

é mais assertiva e clara para aqueles que possam vir a se interessar pelo seu

produto ou marca.


5. Conversão

Se você trabalha com marketing, principalmente marketing digital, você já ouviu

esse termo.

Mas o que é? Bom, toda campanha que tenha um call to action, que direciona a

pessoa para realizar uma ação, seja solicitar um orçamento, baixar um e-book ou

se cadastrar para receber algum benefício gratuito. Sempre que essa ação é

realizada ocorre uma conversão.


6. Landing Page

Landing page é uma página desenvolvida exclusivamente para uma campanha, é

onde fica localizada a oferta, pode ser a venda de um produto ou serviço, uma

página de cadastro ou até para disponibilizar um material gratuito.

Essa página tem todas as informações daquela campanha específica e tem como

objetivo capturar ou nutrir leads.


7. CRM

Essa é a sigla utilizada para “Customer Relationship Management”, ou “Gestão de

Relacionamento com o Cliente”.

É o setor que mantem todos os cadastros de clientes em um só lugar, com o

histórico completo de informações de compras, atendimento, contatos,

preferências e tudo relacionado aos leads da empresa.

Arrisco dizer que esse é um dos sistemas mais importantes que uma empresa

pode ter.


8. Testes A/B

É um teste que fazemos para testar diversos tipos de abordagem, é feito para

vermos qual converte mais em na página.

É possível testar diferentes pontos, como a cor da landing page ou o tipo da

linguagem utilizada. Fazemos as mudanças e entregamos de diferentes formas

para diferentes usuários, assim vemos qual tem o melhor resultado. A partir disso,

aquela que converter mais é utilizada definitivamente.

Essa é uma forma de aperfeiçoar a campanha, fazendo com que ela seja mais

assertiva.


9. CAC

Esse é o cálculo feito para saber qual será o “Custo de Aquisição por Cliente”, ou

seja, quanto seu lead, e possível cliente, te custará.

É muito importante fazer esse cálculo antes de qualquer estratégia de marketing,

ele define o máximo de verba que pode ser utilizado para que a empresa não

gaste mais do que pode vir a ganhar futuramente.


10. LTV

É a sigla para “Lifetime Value”, também conhecido como valor vitalício do cliente. É

uma média feita para saber mais ou menos a quantia que esse cliente pode vir a

gastar com a empresa.

O LTV e o CAC, quando combinados, ajudam a saber quanto você vai gastar por

cliente e quanto pode esperar de retorno.


11. ROI

ROI é um dos termos que você vai ouvir muito, que significa “Retorn On

Investment”, ou retorno sobre investimento.

Serve para saber se a verba investida em marketing terá retorno lucrativo ou não.

É importantíssimo fazer esse cálculo para saber se é válido ou não fazer

determinada campanha.


12. SEO

O SEO é a otimização para motores de busca, ou seja, são técnicas que auxiliam

na otimização da página, fazendo com que o site tenha um melhor posicionamento

nas pesquisas do Google.

É importante ter um bom SEO, assim os sites de busca dão mais relevância para o

seu site e, consequentemente, mais pessoas podem visitar o seu site.


13. Links Patrocinados

Os site de busca destinam os primeiros links para anúncios, ou seja, uma empresa

que paga para estar no topo quando é pesquisado alguma coisa relacionada ao

produto ou serviço vendido.

Por exemplo, uma cafeteria pode pagar para ser a primeira a aparecer toda vez

que alguém pesquisa sobre café em sua região. Essas empresas aparecem no

topo mesmo sem precisar ter um bom alcance orgânico.


14. CPC

Existem algumas formas de pagar por anúncios patrocinados, essa é uma forma

que o anunciante paga por clique no anúncio, essa é a sigla utilizada para se

referir ao “Custo Por Clique”.


15. CPM

Essa é outra opção de forma de pagamento por anúncio patrocinado, nesse caso,

representa o “Custo por Mil Impressões”.

Como o nome diz, a cada mil impressões, é cobrado um valor específico do

anunciante.


16. CPA

No caso do CPA, falamos do “Custo Por Ação”, ou seja, toda vez que a ação

sugerida pela campanha é realizada, é cobrado do anunciante.

Essa é uma das mais complexas formas de pagamentos de anúncios

compartilhados.


17. SEM

O SEM é a junção dos links patrocinados e SEO, ele utiliza essas duas estratégias

para ter um resultado ainda melhor com o engajamento da página.

Otimiza desde o interior do site ao exterior, que faz com que as pessoas cliquem

mais na página e fiquem mais também.


18. Métricas

São utilizadas para medir os resultados de uma estratégia, e podem ser usadas

além do marketing, para vendas, atendimento e desempenho geral.

Existem formas específicas de calcular as métricas e são indispensáveis para

sabermos o resultado real de uma estratégia.


19. KPI

Também são utilizadas para indicar o desempenho e os resultados de uma

estratégia, mas são mais complexas do que as métricas.

Com esses indicadores, é possível saber mais profundamente os problemas e

oportunidades que aparecerão, assim fica mais fácil de saber como agir em cada

situação.


20. E-mail marketing

Essa é uma das estratégias do marketing digital que, quando feito da maneira

correta, pode ter um resultado muito positivo.

É uma ótima tática para manter os leads atualizados e interessados no seu

conteúdo.


21. CRO

Esse processo de otimização de taxa de conversão busca aperfeiçoar a taxa de

conversão de uma estratégia. Ele pode ser utilizado em sites ou redes sociais para

fazer com que visitantes ou seguidores se transformem em clientes.


22. Algoritmo

São as instruções que cada plataforma utiliza para fazer com que a máquina

identifique características de cada usuário ou situação. Fazendo com que, por

exemplo, um usuário que demonstra interesse por questões e coisas que fazem

link com o produto ou serviço de uma determinada marca.


23. Newsletter

O objetivo de uma Newsletter é gerar leads, é um dos elementos utilizados na

estratégia do e-mail marketing. É um meio de apresentar promoções que

interessem aos seguidores da marca.


É importante para manter esses leads sempre ativos e dentro da estratégia de

marketing, deixando assim seu lead cada vez mais quente.


24. Tráfego Pago

Tráfego, no digital, é o fluxo de usuários da internet, todos os sites precisam disso

para sobreviver online.

O tráfego pago é quando pagamos para que posts e produtos sejam vistos por

mais pessoas. É uma das estratégias do marketing digital utilizada para trazer mais

relevância e conversão para a rede social ou para o site da empresa.


25. Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é o fluxo de pessoas que chegaram no seu perfil ou site sem

que você precise pagar para a plataforma que está veiculando o conteúdo.


26. Remarketing

Uma estratégia de remarketing é uma ação feita para pessoas que já tiveram

algum interesse que tenha a ver com o produto ou serviço.

O algoritmo identifica interesses relacionados e direciona para essas pessoas, por

exemplo, uma empresa de calçados faz essa estratégia, dessa forma o algoritmo

vai mostrar o produto dessa empresa para pessoas que procuraram sobre sapato

no Google, através de anúncios em redes sociais. Dessa forma fica muito mais

fácil desses usuários converterem em alguma venda ou interação.


27. CTR

É calculada dividindo o número de cliques pelo número de visualizações ou

impressões, essa é a sigla para “Taxa de Cliques”.

Sua função é comparar a quantidade de pessoas que viram e a quantidade que

clicou no link, e é muito importante para saber se a estratégia está funcionando ou

não. Um ótimo indicativo para aperfeiçoar, cada vez mais, a campanha.


28. Engajamento

Normalmente é atribuída às redes sociais e estão, basicamente, em forma de

curtidas, comentários, mensagens, compartilhamentos e outras maneiras dos seus

seguidores manterem uma boa comunicação no seu perfil.

Porém, mesmo sendo mais recorrente nas redes sociais, também está presente

em outros meios, como sites, e-mail marketing e blogs.


Pronto, agora você já sabe alguns dos principais termos que utilizamos no

marketing. Esse post foi útil para você? Espero que sim! Visite nosso blog e veja

outros posts sobre marketing digital e fique por dentro das novidades do meio.

Faltou algum termo? Comente aqui! Quem sabe não tem uma parte 2 com esse

assunto.

 
 
 

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